Era uma vez…

Era uma vez…
Santa Joana de Lestonnac, fundadora da Ordem da Companhia de Maria Nª Senhora no ano de 1607 em Bordeaux – França . Em 1936 as irmãs da Cia Maria chegam ao Brasil e iniciam sua Missão Educativa. Era habitual a Companhia de Maria realizar um trabalho de Missão de Férias onde eram enviados as noviças e outros jovens para os locais mais afastados das paróquias e para a parte mais empobrecida dos bairros, assim aconteceu na Paroquia São Francisco de Assis, no bairro de Americanópolis em 1988. Deste trabalho surgiram os Círculos Bíblicos, eram grupos de reflexão sobre a vida, a realidade do bairro, isso tudo a luz da palavra de Deus e que aconteciam nas casas dos moradores. Em um determinado dia onde se refletia sobre a vida de Santa Joana de Lestonnac, uma criança indagou: “Porque aqui em nosso bairro não temos escolas assim como era no tempo de Santa Joana?” E em sua inocência típica de criança afirma: “Se Santa Joana aqui estivesse, hoje nós teríamos escolas”.
Santa Joana é conhecida por iniciar escolas para meninas em um tempo que só havia a preocupação com a educação masculina, ela se preocupava muito com a formação integral da mulher.
Desde então comunidade do bairro num esforço conjunto com a Cia de Maria se organizaram em prol de um espaço educativo para as crianças. Nasce então na Rua Maria de Rohan  no dia  14/10/1990 o Centro de Educação Popular Santa Joana de Lestonnac – Cejole.                                    

                                                                                                          Ordem da Companhia de Maria.                                                                                                                                              
maio 16, 2016