FESTA JUNINA 2015

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas. Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus. Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13, a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro. E acontecem durante o mês de junho. Nesta festa tem dança, brincadeiras e comidas típicas, muitas delas feitas com milho.
As roupas são características do povo da roça, trabalhadores das lavouras, e essas festas eram preparadas também para comemorar a boa colheita dos grãos do ano. Este ano, no CEJOLE, fizemos perpetuar a tradição, tudo preparado com muito carinho pela equipe para receber as crianças, adolescentes e famílias, um ambiente onde prevaleceu o respeito à diversidade, à solidariedade e ao amor.

 “O conhecimento partilhado em igualdade de condições, com todos, deve ser a motivação de nossa existência”…”Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças” (Mantoan)









junho 22, 2015